sábado, 8 de setembro de 2012

Pedras Portuguesas

    Há algum tempo atrás, lendo o jornal , deparei-me com a seguinte manchete: "Pedras Portuguesas Genéricas".
     Li e reli , precisava entender.
     Pirata não é material falsificado? E genérico é o quê? Fui no "Aurélio," está lá .Genérico: respeitante ao gênero e nome do princípio ativo que o integra. Pirata: diz-se de edição de livros, discos, ou produção de objetos, etc... fraudulentos.
     Bem, pelo que eu entendi, genérico, quer dizer que o produto fabricado tem o mesmo princípio ativo. Então, não é falso, mas o princípio ativo das pedras portuguesas é pedra, já as genéricas é cimento, sendo assim, as pedras genéricas brasileiras não são genéricas, e sim fraudulentas.
     As verdadeiras pedras portuguesas são feitas de pedra e trabalhadas por competentes artesãos, que fazem com elas desenhos sensacionais para embelezarem as ruas das nossas cidades portuguesas. Arte esta admirada por tantos que nos visitam.
     As genéricas são feitas de cimento e moldadas em formas pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
      No mesmo dia da matéria chegando no Centro do Rio, vejo a guarda Municipal prenderem as mercadorias dos camelôs. Gente! Não entendi nada, ou melhor, entendi que tanto as mercadorias dos camelôs, assim como as pedras genéricas são falsificações baratas, e de portuguesas não têm nada. Acho até que nossas pedrinhas tão famosas mereciam um pedido formal de desculpas, evitando-se assim, um conflito entre os países irmãos.
Nota; Estas pedras genéricas foram colocadas na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

                                                                                                                             (TERESA CORREIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário