sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Revitalização das aldeias

Estive em Portugal em julho e agosto passado. Adorei ver meu país organizado, limpo e funcional apesar da crise.
Lisboa está linda! Uma cidade em que o antigo e o contemporâneo convivem harmoniosamente.
Enfim, as cidades estão muito bem. O que me deixou triste foi como encontrei as aldeias, completamente vazias, os campos antes lindos e cultivados ,hoje completamente abandonados. Vejo nos outros países como França, Espanha,Itália etc...campos cultivados, lindos pomares e vinhedos esplêndidos. Portugal não pode competir com os outros países do M.C.E. , tudo bem que nossas frutas não estão a altura das demais. Só que nós sempre comemos as nossas e agora não servem mais.
O nosso governo tem que achar mecanismos que permitam cultivar nossos campos.
Vamos revitalizar nossas terras, nossas aldeias,nossa gente. Fixando o homem à terra e manter nossas tradições.
"Nossas oliveiras são as mais lindas do mundo".
Nossas frutas podem não serem as mais lindas, porém são certamente as mais saborosas que já comi.
Meu pai era um homem do campo. Agricultor em Trás-os-Montes, sempre trabalhou muito,
cuidava das oliveiras, vinhas, trigais etc... como se fossem roseiras.
Eu herdei o amor à terra e mesmo morando fora nunca perdi o gosto pela conversa franca com as pessoas simples, alegres de sorriso fácil como as da minha aldeia.
Espero que num futuro não muito distante eu possa ver as aldeias portuguesas verdes de es-
perança e cheias de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário