domingo, 26 de abril de 2015

25 de Abril A Revolução dos Cravos

Hoje, passados tantos anos da Revolução dos Cravos, não posso deixar de falar sobre aquele dia que tantas alegrias trouxe para um povo oprimido. Lembro-me perfeitamente das rádios e da RTP cantando sem parar a "Grândola Vila Morena " de Zeca Afonso. Cravos eram oferecidos aos soldados que os colocavam na ponta de suas armas (gesto lindo). O povo estava eufórico, muito se falava, pouco se entendia, mas sabíamos que grandes mudanças estavam por vir.Muitas dessas mudanças não deram o resultado esperado, mas para quem estava numa ditadura há 48 anos , era de esperar que tentativas fossem feitas até uma delas dar certo. O governo num dia era comunista no outro socialista, já em outro era da Direita (CDS), acompanhei estas mudanças nos meus quinze anos. Fui a muitos atos políticos, sempre gostei de política, sem ser partidária, mas posso até considerar-me subversiva, se levarmos em conta, que eu lia os livros proibidos como " A Mãe de Gorki', e tantos outros levados para casa em sacos de papel, aqueles do mercado,( com medo da PIDE). lembro-me perfeitamente de duas frases já no final do Livro de a mãe de Gorki, que diziam o seguinte:(- Povo, reúne as tuas forças em UMA só força), (... Não há sofrimento mais amargo que o dia a dia devora o coração e oprime o peito..), bem quando li este livro eu tinha apenas 13 anos e interpretei da seguinte forma, primeira que o povo não sabe a força que tem, se unido, a segunda, que o homem não aguenta ser oprimido porque ele nasceu com a essência de Deus que é ser livre, Portanto, o que eu quero dizer é que não devemos jamais perder as conquista alcançados ao longo dos anos, muitos deram suas vidas para que hoje tenhamos mais liberdade e mais direitos.
Só damos o verdadeiro valor à liberdade quando a perdemos. Que o digam principalmente os presos políticos, aqueles que passaram pelos porões da ditadura. Jamais esquecerei aqueles soltos após a revolução dos cravos, saíam das prisões meios tontos, a visão turva, havia alguns que estavam há vinte , trinta ou mais anos sem verem suas famílias, sem verem o brilho do sol, sem ver o verde dos campos, enfim, sem viver.
Sei que Portugal não atravessa um dos seus melhores momentos. Sei também a grande capacidade deste povo valoroso. Se tirarmos os grandes vilões da história ou seja os políticos corruptos , já seria um grande avanço.
Portanto, vamos valorizar o 25 de abril, os que lutaram para que esse dia acontecesse não têm culpa das arbitrariedades cometidas pelas nossas lideranças políticas atuais.
VIVA A LIBERDADE POLÍTICA!
VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!
VIVA O 25 DE ABRIL!
VIVA PORTUGAL!
(Grândola, Vila Morena ,
Terra da Fraternidade
O Povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade...) .
( TERESA CORREIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário